terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A rua do super herói...

ATENÇÃO: O tema sobre o qual me vou debruçar é muito delicado, assim, aos mais sensíveis, aconselho a não lerem o que se segue.
Não sei bem por onde começar, mas como tudo na vida tem um ínicio e um fim, vou optar por começar algures no meio na esperança de chocar o menos possível com as minhas próximas palavras...



Pensando melhor, não me irei "castrar" nas palavras que vou escrever e estou certo que o máximo que pode acontecer, será algumas pessoas ficarem tão chocadas com o meu texto, quanto o que eu fiquei com esta noticia que invade nos últimos dias os meios de comunicação social. Convinhamos também que Carlos de Castro era bem frontal e defendia a total frontalidade em tudo o que dizia e pensava.



"Um grupo de amigos e admiradores de Carlos de Castro , entre os quais, Filipe La Féria, Vítor de Sousa e Eládio Clímaco, vai propôr à câmara de Lisboa que seja dado o nome do coronista social a uma rua da Cidade." In sic.sapo.pt



Se me permitem, começo por fazer uma emenda à noticia que se espalha pelos medía, sendo que a notícia deveria ser: "Um grupo de AMIGAS e admiradores de Carlos de Castro, entre os quais, Filipe La Féria, Vítor de Sousa e Eládio Clímaco, vai propôr à câmara ......"

Feita a correção, gostava de perguntar às "amigas" se têm noção do grave que seria a concretização deste devaneio cerebral?

Imaginem que daqui a uns anos, indo eu a passear por Lisboa com o meu neto pela mão, entro na Rua Carlos de Castro e o meu neto pergunta... "Avô quem é o Carlos de Castro??"

Vamos ver a opções que eu teria se tivesse de me confrontar com este pesadelo:

  1. Primeira opção-> MENTIR: "oh meu querido neto, Carlos de Castro foi um conquistador alto e espadaúdo que um dia rumou a África e com a força dos ventos foi dar a Nova York onde morreu heroicamente numa batalha desonesta contra um jovem modelo..." - Se tivesse a frieza de na altura sair com este discurso com certeza que deixaria o meu neto boquiaberto e possivelmente faria figura de parvo quando na escola orgulhosamente afirmasse que sabia quem teria sido o "herói Carlos de Castro". Notem que como qualquer criança, haveria a hipótese de adotar o Carlos de Castro como seu herói de eleição e quem sabe usar uma "capa voadora a dizer C C"!!

  2. Segunda opção-> A VERDADE: a verdade recusar-me-ia a contar, pois ele jamais compreenderia a razão pela qual se dava o nome a uma rua da capital de um país da União Europeia de um senhor que em abono da verdade muito pouca gente gostava e que nada mais fazia da vida do que dizer mal de tudo o que se movimentava e ia contra aos seus ideais!

  3. Terceira opção (estou certo que esta seria a que eu utilizaria)-> ESCAPAR À RESPOSTA: "oh meu querido neto... o avô depois explica, mas agora, tenho que ir cagar ali ao café SEABRA!!"



Eu até aceito que se dê o nome de cereais a uma rua Sésamo, de pescadores de peixe para fazer pasteis à rua dos Bacalhoeiros, que se homenageie a Odete Santos como a rua da Triste Feia , que se inspirem na Rita Pereira para batizar a rua da Fresca e até se lembrem da Fátima Felgueiras na rua do Saco, agora, uma rua em homenagem a Carlos de Castro????? OS TOMATES MEUS CAROS... OS TOMATES!!!! Perdão pela infeliz coincidência mas não me surge outra expressão para mostrar a minha total discórdia perante esta ideia inteiramente descabida!



Ás "amigas" e admiradores de Carlos de Castro aconselho vivamente que respeitem a cidade e mantenham as suas homenagens um pouco mais discretas. Caso não tenham conhecimento, e como não quero ser apenas um crítico destrutivo sem arranjar soluções, após uma curta pesquisa encontrei o local ideal para que sejam feitas as devidas homenagens ao vosso amigo. Quem desce a rua da Regueira, que curiosamente uma palavra da família de rego, encontra do seu lado direito o Beco Bicha que estou certo que será o local perfeito para colocar umas lindas flores, floriados e quem sabe uma plantação de legumes.

Deixem o senhor descansar em paz ... O que foi feito, já foi uma justa e suficiente homenagem...

7 comentários:

  1. .... ou naquele pseudo-largo... no fim da Rua de Beneficência... que vai dar ao Rego....

    ResponderEliminar
  2. LINDO!Envia para a Câmara Municipal de Lisboa!

    ResponderEliminar
  3. Mas qual é o problema?
    Num país onde toda a gente pode casar com toda a gente (ainda hei-de ver um gajo casar com a gata de estimação ou o meu cão casar com o vizinho do 3º andar) onde os velhos morrem sozinhos e nem eles abandonam os seus animais porque lhes dão de comer mesmo depois de mortos como o outro que foi encontrado desmembrado porque o cão lhe foi comendo o cadáver (DN de 16 de Fev passado) neste sítio onde vivemos onde os bancos de um ano mau para um ano péssimo pagam metade dos impostos, num espaço destes, expliquem-me lá porque raio de razão uma rua não pode ter o nome de um inútil que ao que parece levou ao desespero um puto que acabou por perder a cabeça? Deixem lá a rua chamar-se isso… A maioria silenciosa, larvar, nem dá por ela e mesmo que dê nada nada se preocupa. Este povo, acabou! Deixem lá…

    ResponderEliminar
  4. Caro Gabriel, na minha opinião esse é um mau principio!! O "deixa andar" pode trazer maus resultados... Deixamos andar e como dizes e bem, podemos chegar ao dia que dão nomes ás ruas do cão que comeu o dono! Não quero passear na rua Sinupi, nem entrar na travessa Bobi e muito menos na Avenida Tareco! Cortar o mal pela raiz e não deixar o barco ir mais ao fundo porque é o único suporte que temos para estar à tona de água!

    ResponderEliminar
  5. Apesar de considerar a forma como a notícia foi dada e um dos comentários acima com o seu quê de homofobia (típico no Tuga, nem tento), concordo plenamente com a opinião prestada. Nunca liguei o mínimo de atenção ao Jet7 de lado nenhum, mas pelo que percebi o homem era pago para dizer mal. Lamento, não o acho com cara de mártir por causa nenhuma, muito menos a causa homossexual, gente como ele é uma vergonha e um embaraço para qualquer pessoa homossexual que deseje uma vida decente num país de gente mesquinha.

    ResponderEliminar
  6. Como é óbvio, a única coisa que me passava pela cabeça era aceitar tal hipótese sem me revoltar...

    ResponderEliminar
  7. FFonseca: a notícia só podia ser feita de forma homofóbica, porquanto repúdio nos pode proporcionar a hipótese de uma coisa dessas poder vir a acontecer - o facto de darem o nome desse esterco a uma rua de Lisboa e não pela preferência sexual dele, que ninguém tem nada a ver com isso... conheço muitas pessoas com preferência sexual diferente da minha e se souberem comportar dentro dos normais parametros da sociedade não são discriminados pois ninguém se intromete nos assuntos de "cama" deles / delas.
    o problema deste país é que se eu criticaruma pessoa perfeitamente normal não há problema, mas se eu criticar um animal desses é porque sou homofóbico

    ResponderEliminar