sábado, 4 de julho de 2009

Tourada ou Caracolada???




É verdade que não sou um amante de política, mas quando toca a tourada, a corneta soa de outra forma, por isso, não resisto a dar a minha opinião em relação ao último “escândalo” que assombrou o nosso Portugal tão acostumado ás boas maneiras e a um civismo exemplar.


Primeiro, é conveniente apresentar as duas partes envolvidas neste escândalo. De um lado temos um grupo parlamentar constituído por uma cambada (perdoem-me a expressão mas não encontrei outra) de indivíduos que passam um dia inteiro com o cú na cadeira a jogar solitário, enviar sms e de vez em quando lembram-se de dizer umas palavras só para não adormecerem. Do outro lado, e este um factor importantíssimo, temos um “bonitão”, um galã da política Portuguesa. Atreveria-me até a denominá-lo de Brad de Ministro Pitt, (ex-ministro da economia Manuel Pinho).




Todos nós estamos a par do escândalo, por isso, não será necessário relata-lo. O importante será todos nós fazermos uma introspecção para podermos aprovar, ou não, a reacção do grupo parlamentar quando confrontado com aquele gesto tão pouco visto na nossa praça política.



Façamos uma comparação com os empregos da maioria da sociedade portuguesa:
certo dia, um estafeta “bonitão” (tal como o ex-ministro) entrava no nosso escritório e a dada altura fazia aquele gesto... o que será que a maioria de nós pensaria??? Certamente que iríamos pensar que o bonitão, anda a fazer entregas especiais nas nossas casas e quem lhe “abre as portas” é sempre a nossa mulher/marido/companheiro/companheira... Ou seja, aquela reacção em massa não foi em vão... foi um acto de medo e insegurança de cada um dos elementos daquele grupo parlamentar, quando ameaçados pelo gesto do Brad de Ministro Pitt!! Eu teria a mesma reacção...



Agora desculpem-me a minha ingenuidade, mas deixei-me que vos diga qual foi a minha primeira interpretação do gesto: vi nele, uma private entre Manuel Pinho e Bernardino Soares, ou seja, a determinada altura do aborrecido dia a discutir o estado da Nação, Manuel Pinho ao fazer o gesto quis dizer: “Oh camarada Dino, deixa-te de merdas, e vamos é comer uns grandas caracóis (gesto do caracol com os corninhos ao sol) e beber umas jolas ali à Botica!!!!”.


Pois é, mas isto sou eu com a minha mente ingénua a falar... agora acredito que o Brad de Ministro não queria caracóis nenhuns....



Só para terminar deixo-vos um desafio:
Qual a razão que levou este momento menos feliz de Manuel Pinho a ter de abandonar, mais diria, a esquecer a política, quando temos outros momentos que passaram totalmente impunes na política Portuguesa, com idêntica ou pior gravidade??



Lembremo-nos :





  • Os 1,37m de Marques Mendes...

  • Um comuna que se apresentava à Nação com dois bigodes na cara, cada um sobre cada olho (Álvaro Cunhal)...

  • Um gordo a esmagar uma tartaruga numa visita oficial (Mário Soares nas Seichelles)...

  • A cara do Mário Soares...

  • Um primeiro-ministro que diz “porreiro pá”...

  • Uma deputada que ia com a moca para o parlamento (Odete Santos)...

  • Uma festa organizada como a do Avante...

  • O nosso Querido Presidente da República a comer bolo rei de boca aberta ...

  • Etc..

  • Etc...



Vale a pena pensar nisto...



Cumprimentos
Fred Maia de Loureiro

Sem comentários:

Enviar um comentário