
Neste artigo falarei apenas de três programas, debruçando-me num em concrteto para vos pôr a par de uma realidade: "BATER PALMAS É UMA ARTE..."
Com isto, são 10h da manhã e já vamos com mocada, mortes, sexo e uma dose de informação concentrada, dada por uma gajo mal disposto e revoltado por não apresentar o jornal da noite!
...pois é... quem diria que bater palmas é uma arte?? Observem a quantidade de formas e ritmos que o povo português tem de bater palmas e digam-me se conseguem deixar de ver arte nisto!! E mais, não será de fonte garantida que afirmo isto, mas julgo que para ir para a linha da frente bater palmas durante 8 horas, são necessárias algumas caracteristicas exigidas por qualquer canal de televisão que se preze:
- Ter entre os 2 meses e os 12 anos ou entre os 70 e os 126 anos!!
- ter roupas cheias de folhos, padrão ás flores ou totalmente preto (viuvas=drama), cores que não liguem a bota com a perdigota, um chapéu de palha da Macieira, bonés das tinta Cin ou ainda um panamá com um lençinho a decorar!
- se tem mais de 70 anos tem de ter ido ao cabeleireiro arranjar o "capacete" (vulgo- cabelo armado) nas 12 horas antecedentes.
- O menos dentes possivel, e para quem tem dentadura é aconselhavel deixá-la na mesinha de cabeceira mergulhada em água com uma pastilha de Corega.
- saber dar saltinhos curtos e rápidos (explico posteriormente porquê)
- ter os braços bem rechunchudos e as mãos bem sapudas. Dá-se preferência ás mãos sapudas e vermelhuchas que mostram bem o padrão da mulher "trabalhadeira" e amiga do detergente e da lixivia!!!
- Ter um telemóvel para estoirar o dinheiro todo a ligar para a lista telefónica avisando que está no público e vai aparecer na tv!!
estes são alguns dos parâmetros a ter em conta. depois da seleção, há que saber comportar consoante os casos.... dou alguns exemplos:
- durante todo o programa estão atentas a qualquer palavra, gesto ou engano que os apresentadores venham a ter e que justifiquem "palminhas". Não são raras as vezes em que devido a uma distração, ao cansaço ou a uma desidratação, o apresentador anuncia a desgraça ou mesmo a morte de alguém e lá estão as velhotas atrás a bater palmas com um sorriso na boca sem saberem porque o estão a fazer... para elas o importante é dar à mão!!!!
- quando da entrevista do "desgraçado", existem duas fases; a primeira será quando o desgraçado entra em cena, em que as palmas são calmas e sem muito sentimento, visto não fazerem ideia quem é a pessoa que está a entrar. Durante toda a entrevista lavam-se em lágrimas e usam as mãos para levar o lenço (o próprio da ranhoca) aos olhos para limparem os litros de lágrimas que escorrem. Mas muita atenção, porque as mãozinhas estão sempre em stand by para o momento em que o apresentador se despede do "desgraçado" e lhe deseja a melhor sorte do mundo. Aí dá-se uma explosão de emoções em que lágrimas, ranho e tudo mais, se juntam nas palmas das mãos à medida que estas se batem com uma força e emoção que parece sair delas uma frase de apoio ao desgraçado do género "haja saudinha.. e da boa!". Nestas situações, o habitual é ter de ir para intervalo, pois, faz parte da coisa, as velhas baterem palmas durante 10 minutos seguidos enquanto esvaziam o resto do ranho e das lágrimas...
- Quando o apresentador diz-> "com vocês ao vivo... Rolando Reis com a música ... Lambi o prato à minha vizinha..." -> este é o momento, em que as velhas batem palmas com um ritmo acelerado, e de quando em vez, fazem uma pausa para dizer "aquele adeus" ao artista, isto quando, o olhar deste se cruza com o delas. Caso isto aconteça dão 5 saltinhos curtos e rápidos (saltos que tinha falado anteriormente) acompanhados de palmas extremamente aceleradas como se de um orgasmo das mãos se tratasse.
- em diversos momentos musicais podemos reparar que o ritmo não é o forte das mãozinhas de Portugal. É muito raro assistir a 3 velhotas a acertarem no ritmo da música. elas realmente fazem barulho e tocam-se umas nas outras, mas cabe á produção isolar o som das palmas para que aquele momento televisivo não se torne um verdadeiro ruído sonoro!! Aqui está também a razão pela qual será necessário as actuações serem em playback!!
- Na minha opinião, o momento "mai bonito" é o da aproximação do apresentador ás grades!!! Neste momento a euforia é incontrolável!!! Todas aquelas senhoras esperam pelo momento de se agarrarem com uma força inacreditável ao microfone a mandar beijos para toda a família que está na França, na Suiça, em Sobral, atrás das moitas etc etc... Neste momento televisivo, é habitual assistir a uma luta (pode durar até um minuto) entre o apresentador a puxar o microfone para um lado e a velha agarrada a duas mãos ao mesmo a puxar para o outro gritando beijos para tudo e todos... Quando a luta termina e as mãos se libertam, iniciam de imediato um momento de magia... Batem rapidamente, dizem adeus e encostam-se á boca da velhota a mandar beijos para a câmara.. isto repetidamente até a câmara desaparecer da vista.. é um momento lindo!!
Agora sim tenho a certeza que já concordam que bater palmas é uma arte.
Em jeito de despedida aqui vai uma salva de palmas as estas senhoras que estão 8 horas ao sol, sem água, sem comida e a bater palmas com um sorriso na boca como se não houvesse amanhã... É assim o meu povo!!!
Uma salva de palmas para vocês que têm paciência para ler tanta asneirada junta... ;-)Beijinhos e "palminhas"
Frederico Maia de Loureiro
Anexo diversos exemplos:
http://www.youtube.com/watch?v=rUxiYGmG9vU
http://www.youtube.com/watch?v=Tzc3h5eoy4E
http://www.youtube.com/watch?v=eI2MOAKRAB4