sexta-feira, 28 de agosto de 2009

BATER PALMAS É UMA ARTE...


Achei interessante observar a programação televisiva durante 24 horas, 7 dias por semana. Entre os diversos programas cheguei a uma conclusão que se resume em três palavras:

Uma verdadeira Merdavilha...


Neste artigo falarei apenas de três programas, debruçando-me num em concrteto para vos pôr a par de uma realidade: "BATER PALMAS É UMA ARTE..."



Ao acordar com as galinhas, a nossa caixinha mágica transmite o que eu adorava nos meus maravilhosos tempos de criança... Desenhos animados! A única diferença é que desde o afastamento do mitico Vasco Granja, que nos presentiava com bonecos animados de qualidade gráfica muito fraca mas de um conteúdo excelente, as crianças, actualmente acordam a ver bonecos de cabelos em pé a darem pontapés na boca uns dos outros, a arranjarem esquemas para matar este e aquele e em alguns episódios poderão ver o "SudoCÚ"(nome de um boneco) a ir exactamente a esse "sítio" ao "Sudocan"...

E assim começamos bem a manhã: Mocada, mortes e sexo em jeito animado...


Depois deste pesadelo passar, entra um desgraçado de um jornalista com cara de maus amigos e um ar sisudo (natural de quem acorda diariamente ás 4h da manhã ) só para vir falar das notícias do dia anterior, da porcaria do trânsito (cuja lenga lenga é sempre a mesma), das capas dos jornais e por fim do clima que vai estar nesse dia (dia que ele terá de passar a dormir por ter acordado tão cedo)...

Com isto, são 10h da manhã e já vamos com mocada, mortes, sexo e uma dose de informação concentrada, dada por uma gajo mal disposto e revoltado por não apresentar o jornal da noite!
É apartir desta hora que Portugal entra no seu melhor!!!

Começa uma concorrência desenfreada entre canais, de programas filmados numa qualquer praça de uma qualquer cidade do nosso pequeno país. Estes programas, para quem não sabe, têm todos o mesmo conteúdo; música popular portuguesa, arte, receitas de cúlinária do bom e do melhor, velhas desdentadas a falar dos netinhos que têm pelo mundo fora e imprescindivel será uma entrevista a um "desgraçado" com uma história de vida que só num filme de Alfred Hitchcock. Estes "desgraçados" habitualmente são individuos que ficaram sem mãos a fazer um ovo estrelado ou foram atropelados por uma ambulância ou ficaram cegos por ter levado com um espirro de um arrumador de automoveis ou ainda alguém que ficou sem dentes a comer um algodão doce... O importante é que a história ponha as velhas a chorar baba e ranho, até porque, pensando bem, já não bastava o que elas suam ao estar aquelas 8 horas ao sol a ver a gravação, e se a isto juntarmos umas lágrimazinhas a probabílidade de desidratação aumenta exponencialmente. Caso isto aconteça, já criam mais uma "desgraçada" para os programas no futuro... É tudo muito bem pensado!!

Notem que as senhoras não saiem do seu lugar as oito horas para não perder aquele plano televisivo em que podem mostrar a sua arte de bater palmas...!!


...pois é... quem diria que bater palmas é uma arte?? Observem a quantidade de formas e ritmos que o povo português tem de bater palmas e digam-me se conseguem deixar de ver arte nisto!! E mais, não será de fonte garantida que afirmo isto, mas julgo que para ir para a linha da frente bater palmas durante 8 horas, são necessárias algumas caracteristicas exigidas por qualquer canal de televisão que se preze:

  1. Ter entre os 2 meses e os 12 anos ou entre os 70 e os 126 anos!!


  2. ter roupas cheias de folhos, padrão ás flores ou totalmente preto (viuvas=drama), cores que não liguem a bota com a perdigota, um chapéu de palha da Macieira, bonés das tinta Cin ou ainda um panamá com um lençinho a decorar!

  3. se tem mais de 70 anos tem de ter ido ao cabeleireiro arranjar o "capacete" (vulgo- cabelo armado) nas 12 horas antecedentes.


  4. O menos dentes possivel, e para quem tem dentadura é aconselhavel deixá-la na mesinha de cabeceira mergulhada em água com uma pastilha de Corega.


  5. saber dar saltinhos curtos e rápidos (explico posteriormente porquê)


  6. ter os braços bem rechunchudos e as mãos bem sapudas. Dá-se preferência ás mãos sapudas e vermelhuchas que mostram bem o padrão da mulher "trabalhadeira" e amiga do detergente e da lixivia!!!

  7. Ter um telemóvel para estoirar o dinheiro todo a ligar para a lista telefónica avisando que está no público e vai aparecer na tv!!

estes são alguns dos parâmetros a ter em conta. depois da seleção, há que saber comportar consoante os casos.... dou alguns exemplos:

  • durante todo o programa estão atentas a qualquer palavra, gesto ou engano que os apresentadores venham a ter e que justifiquem "palminhas". Não são raras as vezes em que devido a uma distração, ao cansaço ou a uma desidratação, o apresentador anuncia a desgraça ou mesmo a morte de alguém e lá estão as velhotas atrás a bater palmas com um sorriso na boca sem saberem porque o estão a fazer... para elas o importante é dar à mão!!!!


  • quando da entrevista do "desgraçado", existem duas fases; a primeira será quando o desgraçado entra em cena, em que as palmas são calmas e sem muito sentimento, visto não fazerem ideia quem é a pessoa que está a entrar. Durante toda a entrevista lavam-se em lágrimas e usam as mãos para levar o lenço (o próprio da ranhoca) aos olhos para limparem os litros de lágrimas que escorrem. Mas muita atenção, porque as mãozinhas estão sempre em stand by para o momento em que o apresentador se despede do "desgraçado" e lhe deseja a melhor sorte do mundo. Aí dá-se uma explosão de emoções em que lágrimas, ranho e tudo mais, se juntam nas palmas das mãos à medida que estas se batem com uma força e emoção que parece sair delas uma frase de apoio ao desgraçado do género "haja saudinha.. e da boa!". Nestas situações, o habitual é ter de ir para intervalo, pois, faz parte da coisa, as velhas baterem palmas durante 10 minutos seguidos enquanto esvaziam o resto do ranho e das lágrimas...



  • Quando o apresentador diz-> "com vocês ao vivo... Rolando Reis com a música ... Lambi o prato à minha vizinha..." -> este é o momento, em que as velhas batem palmas com um ritmo acelerado, e de quando em vez, fazem uma pausa para dizer "aquele adeus" ao artista, isto quando, o olhar deste se cruza com o delas. Caso isto aconteça dão 5 saltinhos curtos e rápidos (saltos que tinha falado anteriormente) acompanhados de palmas extremamente aceleradas como se de um orgasmo das mãos se tratasse.



  • em diversos momentos musicais podemos reparar que o ritmo não é o forte das mãozinhas de Portugal. É muito raro assistir a 3 velhotas a acertarem no ritmo da música. elas realmente fazem barulho e tocam-se umas nas outras, mas cabe á produção isolar o som das palmas para que aquele momento televisivo não se torne um verdadeiro ruído sonoro!! Aqui está também a razão pela qual será necessário as actuações serem em playback!!


  • Na minha opinião, o momento "mai bonito" é o da aproximação do apresentador ás grades!!! Neste momento a euforia é incontrolável!!! Todas aquelas senhoras esperam pelo momento de se agarrarem com uma força inacreditável ao microfone a mandar beijos para toda a família que está na França, na Suiça, em Sobral, atrás das moitas etc etc... Neste momento televisivo, é habitual assistir a uma luta (pode durar até um minuto) entre o apresentador a puxar o microfone para um lado e a velha agarrada a duas mãos ao mesmo a puxar para o outro gritando beijos para tudo e todos... Quando a luta termina e as mãos se libertam, iniciam de imediato um momento de magia... Batem rapidamente, dizem adeus e encostam-se á boca da velhota a mandar beijos para a câmara.. isto repetidamente até a câmara desaparecer da vista.. é um momento lindo!!


Agora sim tenho a certeza que já concordam que bater palmas é uma arte.


Em jeito de despedida aqui vai uma salva de palmas as estas senhoras que estão 8 horas ao sol, sem água, sem comida e a bater palmas com um sorriso na boca como se não houvesse amanhã... É assim o meu povo!!!

Uma salva de palmas para vocês que têm paciência para ler tanta asneirada junta... ;-)

Beijinhos e "palminhas"
Frederico Maia de Loureiro



Anexo diversos exemplos:



http://www.youtube.com/watch?v=rUxiYGmG9vU



http://www.youtube.com/watch?v=Tzc3h5eoy4E



http://www.youtube.com/watch?v=eI2MOAKRAB4


Sem comentários:

Enviar um comentário