quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Maitê amiga, estás perdoada garota!!

Terá de ser visto o video em anexo antes de ler a carta
Caso não consigam ver o filme aqui no blog podem ir ao link

ATENÇÃO:

O FILME É NOVO..

É O DE PEDIDO DE DESCULPAS!


Cara Maitê,

Acabei de ver o teu vídeo a pedir desculpa aqui à malta de Portugal!!
Tudo jóia miúda.. já vi que és uma garota "légál" e brincalhona, por isso, sei que não levas a mal se te tratar por tu...já somos amigos!!
Sabes que há uns anos atrás, quando te vi pela primeira vez, soube logo que tu tinhas dois avôs portugueses!! Essa tua beleza tinha de vir de algum lado né?
Neste momento sinto-me envergonhado de nós (Portugueses) termos ficado tão ofendidos com aquele documentario!! Afinal de contas, o pessoal brazuca é show de bola.. é sempre em festa!! Qual é o problema de um grupo de brasileiras brincarem e gozarem com "gajos" como o Camões e o Vasco da Gama, escarrar para um lago de um Mosteiro que é património mundial, deitar a baixo uma pessoa que não sabia resolver um problema no computador, que pelo que entendi, tu também não sabias resolver ... qual é o stress?? Na boa, tudo "légál", show de bola garota...

Sabes o que me lembrei???
Até era giro a malta combinar, tu falares com esse teu amigo camera man e fazemos o seguinte: Eu levo daqui o Rui de Carvalho (um conceituado actor aqui de Portugal) aí ao Brasil e a malta faz um filme caseiro com este guião:
1º Filmamos o Rui a mijar para os pés do Cristo Redentor e a fazer um V de Vitória como que a afirmar : "estou-te a mijar para os pés e tu não podes fechar os braços para me impedir... estás a ver quem manda ó 7ª maravilha do mundo??"
2º Outra imagem era o Rui num restaurante a fazer o seguinte pedido: "Oh garçon, arranja-me aí uma dose de Presidente recheado com arroz de coentros (caso não tenhas entendido ele iria pedir Lulas recheadas)..."
3º Também era "légál", o Rui gozar um bocado com a vossa história, mas infelizmente, não vai dar porque não é fácil encontrá-la... Espera lá! Já sei... arranjamos um barco e o Rui veste-se de conquistador Português a desembarcar no posto 9 em ipanema gritando o seguinte: "quem sois vós minhas popozudas de fio dental?? e vós seus boiólas de sunga?? Que estaides a fazer assim vestidos na terra que eu descobri??? ide-vos vestir e de seguida ide trabalhar para os campos a apanhar cana de açúcar que é para isso que vocês servem!! (esta é show, não é Maitê??)
4º Para acabar, o Rui faz um discurso à frente da estátua do Pélé a dizer: "sabem para que é que este "preto" era bom?? para limpar os escarros que os vigaristas dos brazucas mandam para os lagos dos nossos mosteiros lá em Portugal!"

Vôcê curtiu a ideia Maitê??? Pensei que seria falta de respeito e de educação fazer uma coisa deste género de um país que não é o meu, mas afinal, é uma coisa normal como tu dizes.. é brincadeira.. isto há brincadeiras do carago (como se diz no norte cá da terra)!

Ah é verdade... muito importante...Depois vendemos isto à rede Globo e eles transmitem isto em horário nobre... Aposto que o Brasil vai ficar inundado em lágrimas de tanto rir!! Afinal de contas como tu disseste, o povo brasileiro, é muito brincalhão! De certeza que vai aceitar que um "manézinho" vá aí à tua terra gozar com a tua pátria!!

Um beijo pá..

E aparece mais vezes cá em Portugal. Tenho uma brincadeira que adorava fazer contigo, mas não te conto agora... pronto está bem, eu conto... era esfregar 3 pasteis de nata (aqueles que tu comeste) na tua cara!! Deve ser mesmo o teu género de brincadeira... afinal de contas tu és tão bem humorada! É verdade, traz as tuas amigas do programa porque há pasteis para todas!!

Beijos pá

Frederico M.L

Nota: Usei o nome de Rui de Carvalho sem qualquer desrespeito à sua pessoa, antes pelo contrário, é um símbolo do nosso país daí ser a pessoa exacta para ironizar esta situação.

Outra chamada de atenção que quero fazer, será o facto de usar a expressão "preto" no ponto 4º. não terá qualquer intenção racial subjacente ...será uma forma de ironizar a desplicência com que Maitê trata de alguns temas. Longe de mim querer magoar qualquer tipo de raça...

123 comentários:

  1. Amei!!E j sou tua seguidora.

    ResponderEliminar
  2. Gonçalo Furtado Coelho14 de outubro de 2009 às 08:13

    show dji bola!

    ResponderEliminar
  3. Muito bom Fred, muito bom mesmo!!!! Só falta ela ler, que infelizmente não sei se vai acontecer, pois a pobre coitada vedou os comentários no blog dela, cobardolas como é, senão ia lá sugerir este teu brilhante e magnífico texto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. ri muito, obrigado
    Bruno Golias

    ResponderEliminar
  5. "4º Para acabar, o Rui faz um discurso à frente da estátua do Pélé a dizer: "sabem para que é que este preto era bom?? para limpar os escarros que os vigaristas dos brazucas mandam para os lagos dos nossos mosteiros lá em Portugal!"
    Que falta de imaginação caro blogger...

    ResponderEliminar
  6. Caro Bloger anónimo a minha falta de imaginação a seu ver deve-se ao facto de usar a expressão "preto".. já fiz uma resalva no fim do texto e espero que compreenda que não tenho qualquer intenção de ofender qualquer tipo de raça! Não se pode levar um texto destes à letra! Da mesma forma que vê falta de imaginação minha vejo da sua parte falta de "sensibilidade humoristica"... mas da minha parte peço desculpa se o ofendi com a expressão! cumprimentos do "caro Blogger"

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelo texto. Fantástico! Limpo, boa linha linha de ideias, bom conteúdo, bom Portugês. A sátira do Ruy de Carvalho está genial. Portugal não é um país perfeito, mas não merece ser enxovalhado, sobretudo desta maneira e por quem!!

    Patrícia D. de Oliveira

    ResponderEliminar
  8. Caro Blogger, essa prosa está do pinto! :)
    De génio, jogador!

    ResponderEliminar
  9. os anónimos, sempre o raio dos anónimos... foi por isso que fechei a minha caixa de comentários.

    fora isso, o texto tá top! deu para rir que é coisa que não se sabe fazer por cá...

    tb escrevi um no meu blog acerca da feijoada à brasileira que para aqui vai. a abordagem e ponto de vista são diferentes, mas faz sentido e vale a pena. dá uma espreita:

    http://indecisosanonimos.blogspot.com/2009/10/sai-uma-razao-portuguesa-por-favor.html

    ResponderEliminar
  10. Está fantástico, só tenho pena de não ser publicado de forma que chegasse não só à garota mas também a um determinado grupo de elitistas brasileiros que enfim... tanto deixam a desejar... Vivam os nossos velhotes da provincia que não se intitulando humoristas seriam incapazes de tanta burrice... Tanto poderia ser dito, mas é tudo tão 'nonsense' que nem vale a pena... É caso para se dizer que, não tem ponta por onde se pegue... O teu texto e respectivo humor está perfeito, em tão poucas palavras conseguiste resumir a imbecilidade de pessoas poucachinhas e que infelizmente ainda têm créditos.Parabéns, Keep going, maravilhas-nos com as tuas poesias LOLOL. PS1 já agora..., não gosto de gente anónima PS2... é perfeitamente perceptível que não tem qualquer conotação racista, e quem te conhece sabe disso, aliás não haveria motivo para racismo, as desconfianças de racismo só existe na cabeça de quem é racista, assim como não existe complexo de superioridade, existe é quem se ache inferior àqueles a quem se acusa de se acharem superiores... Pronto está complicado mas irritou-me IRRRRRAAAAA.

    ResponderEliminar
  11. Miss Pu disse...
    os anónimos, sempre o raio dos anónimos... foi por isso que fechei a minha caixa de comentários.
    Parece que foi o que aconteceu tb no blog da Maitê Proença. Coincidências.
    Quem não aguenta com os comentários não publique!!!
    Frederico, não me ofendo facilmente, muito menos com a prosa de blogues, só achei a imagem criada sofrível....
    Insiste!!!

    ResponderEliminar
  12. Elsa Gama disse..
    «as desconfianças de racismo só existe na cabeça de quem é racista, assim como não existe complexo de superioridade, existe é quem se ache inferior àqueles a quem se acusa de se acharem superiores...»

    acho que já ouvi este tipo de prosa noutro sítio qualquer... Há pessoas que acham que não existe racismo, mas apesar disso ele existe!

    ResponderEliminar
  13. Não vale a pena insistir nisso caro anónimo! já me expliquei e penso que está entendido que não quis ofender ninguém.. agora vou usar uma expressão brasileira para situações destas.. "Bola para a frente que atrás vem gente"! ;-D um abraço!

    ResponderEliminar
  14. És o maior grande texto
    GBarreto

    ResponderEliminar
  15. Só posso dizer...ESTÁ DEMAIS ! Parabéns !

    Um Beijo enorme

    Manu Macedo

    ResponderEliminar
  16. ahhahahahahaahha!! Fred! tá DEMAIS. vou já linkar!! e tu rapaz, continua a escrever...:-) beijos b (Bárbara Noronha)

    ResponderEliminar
  17. Popopzudo!!!!! Muito bom, excelente mesmo! Obrigada!

    ResponderEliminar
  18. desculpa, mas espero que não te importes que coloque o link do teu blog no meu.

    o texto esta genial!

    ResponderEliminar
  19. GENIAL! Válêeuuu ter seguido o link do FB ;)Parabéns :) that's THE spirit!!!

    ResponderEliminar
  20. Assim, é que é falar e viva o divertimento e a boa disposição...e viva PORTUGAL

    ResponderEliminar
  21. Brutal.Espero que ela possa ler isto!
    Fantástico
    E quem fala assim não é gago!

    ResponderEliminar
  22. Fred.... A nossa conversa ontem disse tudo! Mas desconhecia o teu blog!!!!
    Brilhante texto!!!!
    Não faria melhor..... Maitê, estás no nosso coração.... És um brincalhona e tanto....os gato fedorento ao teu lado, sao uns meninos!!!
    Sua doida!!!!
    Rita Machado

    ResponderEliminar
  23. Realmente tenho muita pena que a "dona" Maitê não veja este texto fabuloso e cheio de humor... aposto que ia adorar... não tivese ela um sentido de humor tão apurado e refinado!
    Adorei.
    E não custa nada ir tentando mostrar-lhe... pois a dita senhora não há-de estar bloqueada para todo sempre.

    ResponderEliminar
  24. Caro Fred, muito bom, bem escrito e bem criativo o teu texto (ah e bem conhecedor dos pontos "famosos" do Rio de Janeiro e das expressões brasileiras também!).
    Sou luso-brasileira, filha de um pai português do qual tenho imenso orgulho e respeito! Sou carioca e vivo cá por opção ( deixei de ser a "Pedagoga e professora primária lá", para trabalhar por cá em outra função embora na minha mesma área...), e fiquei envergonhada com tamanha ignorância e burrice ( sim, porque são coisas diferentes...). Fazer o que fez e publicar o inocente vídeo CASEIRO, só porque ficou engraçadíssimo...
    Coitada ficou sem computador??? Poderia ter pedido um taxi para levá-la ao centro comercial, afinal a celebridade DEVERIA ter dinheiro suficiente para pagar pelo serviço numa dessas lojas conhecidas que reparam computadores, talvez resolvessem-lhe o problema e poupava o tempo e a paciência que os rapazes do hotel tiveram que ter...
    Enfim, acho que já foi tudo dito, não me alongarei mais!
    Gostava realmente que ela, e toda a córgea do programa que se riu não sei do quê, tivessem a oportunidade de ler a tua resposta e ver se assim tb continuariam a achar graça...
    Um abraço,
    Ana

    ResponderEliminar
  25. Meu querido, como sempre tas super inspirado! Só tu para me fazeres rir despregadamente depois de um dia como tive. Thanx babe!
    Kisses aqui da bonequinha! eheh

    ResponderEliminar
  26. Muito bom amigo Fred. Ontem vi um comentário fantastico acerca da amiga Maitê, que também não querendo ofender ninguém, acho que devo partilhar com o nosso povo: "Só conheço 2 tipos de brasileiras, as que cospem e as que engolem....."

    ResponderEliminar
  27. Muito bom!!! Parabéns

    ResponderEliminar
  28. Adorei!!! Foi directo para os favoritos. Abraço e vou acompanhando.

    T.A

    ResponderEliminar
  29. Frederico

    isso é que é falar portugûes sem papas na lingua de forma que se entenda em todos os paises de lingua Portuguesa :-))))
    Cristina

    ResponderEliminar
  30. Espectacular!!! Devias enviar esta carta para o programa Saia Justa!!!

    http://gnt.globo.com/Saia-Justa/

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. A Maitê é só uma louca, o Cristo já está todo mijado e esse seu filme faria mesmo sucesso no Brasil. Já esse enfrentamento todo é deprimente.
    Me pergunto o que entra em questão nessa hora.
    Precisam todos de tratamento, ou abrir um pouco mais as cabecinhas. Que os brasileiros conheçam Portugal, os portugueses conheçam o Brasil (Fortaleza não conta)e que sejam felizes.

    ResponderEliminar
  32. Este texto está bestial. É de chorar a rir.
    Espero que a atitute da maitêzita não destrua os laços fantásticos que existem entre os dois povos irmãos. Não se esqueçam que há gente estúpida em todo o lado. A estupidez é como uma doença que não conhece fronteiras. Desculpem lá esta lamechice. Mas o mundo precisa cada vez de mais coisas que o unam e não coisas que o separem.
    Felicidades para todos.

    ResponderEliminar
  33. Boa Frederico, resposta á letra, muito bom. Peguei no link e enviei para o programa Saia Justa, ;o)

    ResponderEliminar
  34. Caro "anônimo", do antepenúltimo comentário,

    Os portugueses conhecem o Brasil há 509 anos - com muito gosto e carinho. E, não tenha dúvidas, já cuspiram e urinaram no Brasil, e por todo o mundo - não fossem os portugueses os grandes responsáveis da primeira "aldeia(zinha) global". Esse não é, certamente, o problema! A questão encontra-se na forma...

    O problema - se é que o há - não é o Brasil. O problema - se é que o há - é uma cidadã, que por acaso até é brasileira. Pena! Ou melhor, pior ainda! Poderia ser Chinesa, Americana ou Australiana. Pouco importa!

    Por mim, a senhora está perdoada! Até porque, a sua "reportagem" é o maior ataque à sua pessoa.
    A meu ver a senhora cuspiu contra o vento!

    Em relação ao aparte relacionado com Fortaleza, não quero acreditar no alcance da sua ironia, pois, quero acreditar, tê-lo interpretado de forma irrónea.

    Já agora, onde está o seu sentido de humor? Já agora, reparou que em dezenas de comentários só dois "anônimos" é que não acharam graça? Ria-se, homem! É a brincar! Tamo na ladainha!

    Cumprimentos,
    Bruno
    P.S.: Adoro o Brasil e o seu povo. Até já provei saliva de brasileira e juro que não fiquei nada ofendido. Aproveito para mandar um bem haja para o Rio (que não é mar) de Janeiro; Renata, se você está lendo esse blogue receba um beijo bem molhado do seu Bubuzão! Saudade...

    ResponderEliminar
  35. Ôh Xô bigodes, só tu para me fazeres rir aqui na Romanholândia !!! Abraço aqui do emigra NCAlemão !!

    ResponderEliminar
  36. porque é que não pões um link na pagina dela?

    ResponderEliminar
  37. Muito bom.Era bom fazer chegar este texto aquela pseudo elite Brasileira anti Portuguesa...

    ResponderEliminar
  38. Os meus parabéns por este texto delicioso e bem humorado!

    Para quem queira deixar uns comentários na página da Srª....

    http://www.maite.com.br/blog/comentarios.php?id=43

    ResponderEliminar
  39. OBRIGADA! FANTÁSTICO! Gira-me o Lótus! ;)

    ResponderEliminar
  40. muitos parabéns! está muito bem escrito, com muita graça e ironia, sem ser " rasca" como a dita senhora, e acho que conseguiu exprimir num texto bem disposto toda a indignação que os portugueses , pelo menos os que têm orgulho de o ser, devem estar a sentir depois de ver tamanha barbaridade...
    um abraço
    Graça Vinagre

    ResponderEliminar
  41. Parabéns está excelente o post e bastante criativo mas a mim o que me preocupa é esta indignação nacional generalizada e sermos o país do mundo que mais importa e consome novelas brasileiras... português é exquisito mesmo! eu pessoalmente quando me falaram do video nem sabia quem era a senhora, deve ser uma vantagem de não engolir os canais nacionais e as telenovelas brasileiras que passam em prime time há anos... nós é que lhes andámos a pagar ordenados... é português qual é a novela de hoje? o povo brasileiro é que devia saber de cabeça os nomes e caras dos nossos artistas mas já vão muito à nossa frente...

    ResponderEliminar
  42. Está de mais, só tenho pena que não se consiga aceder ao blog desta menina, PARABÉNS ADOREI - SOFIA

    ResponderEliminar
  43. OLá
    Uma coisa lucrei com a "burra loira"

    conheci o teu blog
    parabens
    voltarei

    ResponderEliminar
  44. Fantástico, boa bofetada sem mãos.

    Parabéns!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  45. Espirituoso, mas despeitado nas entrelinhas. Não é necessário tanto despeito, embora seja chato sentirmos que estão a gozar com o nosso país. É cagar na rapariga, que deve ter sido envenenada pelo trombudo do MIguel Sousa Tavares -- outro que é sempre muito crítico relativamente ao seu povo e que nos continua a brindar com a sua carrancuda e assimétrica arcada supraciliar. E isso de gozar com os outros povos fazemos todos nós quando vamos ao estrangeiro ou até mesmo cá em Portugal...

    ResponderEliminar
  46. Adorei! Parabéns! Posso colocar este link no facebook?

    ResponderEliminar
  47. Brasileiros e portugueses, nada a ver.

    Na imprensa brasileira:

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/clovisrossi/ult10116u637995.shtml

    ResponderEliminar
  48. Gato Fedorento e Maitê. Já fomos felizes um dia.

    http://www.youtube.com/watch?v=tY7NN3CRdkE

    ResponderEliminar
  49. Ao Bruno Machado

    Sou o "anónimo do antepenúltimo comentário"
    Discordo em parte. O portugueses conheciam o Brasil. O que ficou depois da saída da família real do Brasil foi apenas mágoas e mal entendidos de ambas as partes. Morei alguns anos em Lisboa e o que existe de conhecimento é aquilo que é passado, em alguns casos, por uma classe menos favorecida que busca a vida no exterior. Resultado de uma economia que passou por anos de dificuldade, mas felizmente já começa a melhorar. Os portugueses também têm uma experiência neste sentido num passado bem recente.
    Sobre Natal, ou Fortaleza, não há ironia. Falo a respeito dos portugueses que passam férias no Brasil e conhecem apenas estas regiões, o que é muito restritivo para um país tão grande e variado.
    Sobre putas, existem no mundo inteiro, de Amsterdan a Chicago, e durante muitas décadas foram as portuguesas que baixaram o preço do "mercado" em Paris.
    Mas quem se importa com isso?
    Não perdi o humor. É que pensei ser mais importante esclarecer alguns pontos.
    E de mau humor já basta o da Maitê.
    Um grande Abraço

    ResponderEliminar
  50. Fred

    Parabens por estes momentos de leitura que me ofereceste.Temos falta de humor????Dahhhh...."Titânico!!!"(Ah...talvez seja melhor explicar...é uma analogia em que comparamos a genialidade deste texto com o tamanho de um navio-cruzeiro que se afundou na sua primeira viagem...de nome Titanic...Era gigante)...Para os brincalhoes acrescento...sim esse navio afundou ao passo que este este texto é a imagem honesta e sincera de toda a nação(que se sentiu com esta brincadeira)....Ah...e cheio de humor!!!

    Mas porque é que não realizamos isso mesmo....vamos concretizar...chamemos não o Ruy de Carvalho porque ele é um ícone intocável da representação do nosso país, e para alêm disso e pela sua área de representação não lhe permitir estes devaneios, chamemos os Gato fedorento para fazer um bela reportagem no Brasil acerca daquele belo país...cheio de sol!!!
    Qto à transmissão não se preocupem....A Internet trata disso!!!

    Fora de brincadeiras...Este meu comentário é satírico e humorístico...Não quero generalizar a atitude da Sra com um povo que respeito.

    Um bem haja a todos

    ResponderEliminar
  51. Olá Frederico, nem eu faria melhor, 6 stars :):):)
    Depois de ver o video do pedido de desculpas, claro uma brincadeirinha ninguém leva a mal, claro Maitê, já agora era bom que ela visse esse teu comentário, mas de certeza não vais ter essa sorte :):), pois ela já interditou os comentários
    Terminando, quem não se sente não é filho de boa gente. Uma boa continuação e um abraço

    ResponderEliminar
  52. Muito bom! Apesar dos comentários exageradamente mal-educados que se viu por aí sobre isto, vejo que esta actriz fez com que a grande família portuguesa se unisse um pouco mais. Parabéns Maitê, mesmo tendo essa idade toda conseguiste rejuvenescer até aos 12 no teu pedido de desculpas.

    Parabéns ao bloger, tens um grande talento, estou a seguir-te por isso continua!

    ResponderEliminar
  53. Maitê! As desculpas,,,não se pedem....evitam-se. Há comentários, que não têm razão de ser, e o seu (comentário)é exactamente um deles. Diz o ditado de que: "Quêm não se sente...não é filho de boa gente", e partindo de uma pessoa, que supostamente pensei ser educada, culta,com algum conhecimento de história, pois por o que constacto no meu país,os grandes actores, são pessoas de uma vasta cultura a todos os niveis, fiquei supreso,com todo o seu discurso brincalham,e desrrespeito, pois tinha a ideia, de que o mesmo acontecia no seu país,com as chamadas figuras públicas, e reconhecidas. Não há regra sem excessão, é uma verdade, mas,nunca pensei, de que a Maitê fizesse parte da "excessão". A cultura, a educação, o respeito, é que faz as pessoas serem dignas de um astuto merecido, e respeitado...tudo o resto,,,é apenas nada.

    ResponderEliminar
  54. Adorei a proza, devias enviar-lhe o teu texto. Estes brasileitos são muito elitistas e esquecem o que existe no pais deles.

    ResponderEliminar
  55. Aqui vai um exemplo de como em actor (Rob Schneider) pode "brincar" com o nosso país com alguma piada, com educação e de uma forma útil (ver link abaixo) ou no youtube "Save Miguel".

    http://www.youtube.com/watch?v=D_gecqWJPx8&feature=player_embedded#

    ResponderEliminar
  56. a música mexicana é que seria dispensável, claro... :)

    ResponderEliminar
  57. É assim mesmo, temos é q levar is á Globo e a qualquer pagina da Maitê ( hi5, facebook,..)

    ResponderEliminar
  58. *****
    Quantos de nós não fizeram o mesmo em outros países? Gozamos com a cultura dos outros porque ela é diferente da nossa e o Brasil não é excepção. Aposto que todos nós já fizemos algum comentário infeliz acerca de algo de outro país, apenas não o mostrámos num programa de televisão onde as pessoas exibiam risos de plástico de tão artificiais que me pareceram.
    A única coisa grave que vi no video amador foi uma falta de cultura enorme. Criticar aquilo que não se conhece foi o que ela fez e ficou mal na fotografia; apenas mostrou ignorância. Quanto ao pedido de desculpas não vi nem vou ver, vou ficar ignorante quanto a essa parte.
    Agora vou até à foz do rio Trancão, sentar-me no Cais do Mar da Palha, que fica no rio Tejo e faz parte do maior parque natural da Europa, a ler um livro de um escritor morto e sepultado num mosteiro, perto de onde se fazem uns pastéis de nata só porque as freiras precisavam das claras para engomar roupa e deram uso às gemas. Só não falo daquele advogado que se formou em Coimbra com 19 valores porque o senhor ficou mal visto por ter implantado um regime que durou perto de meio século e quer se queira quer não faz parte da nossa história.
    Mas a culpa é nossa... Nós é que iniciámos a globalização e urbanizámos os índios...
    Já agora, muita sorte teve ela em vir a Portugal e não ser assaltada, violada ou ceques... secuestada... pronto! raptada.
    E uma dica à indústria hoteleira: Contratem técnicos de informática, parece que estão sempre a fazer falta, é uma mais valia para o vosso hotel, as estatísticas do desemprego agradecem, a economia nacional também e os turistas vão ficar de queixo caído com o serviço inovador. Rezem é para que os hóspedes não saibam trabalhar com os computadores.

    Não tenho blog, não estou registado, mas o meu nome é José Luís Vieira e sou de Sacavém. Só cá vim parar porque recebi um mail com o link. A acreditar na sociedade em teia, a actriz vai receber este link na próxima semana...

    Parabéns pelo espaço e pela escrita.

    ResponderEliminar
  59. Está demais e aquela cachorra só merece mesmo isto.Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  60. Caro Márcio Santos, ex-anónimo,

    No meu comentário, não falei em prostituição. Como tal, não entendi esse comentário ressabiado.

    Mais uma vez, está sem sentido de humor e partiu para a agressão (verbal) fácil e desprovida de sentido.

    O seu direito à resposta está registado. Por isso, não me leve a mal, mas, não vou responder.

    Seja feliz (sem abraço),
    Bruno

    P.S.: ADORO O BRASIL. Pena que em 9 visitas nunca conheci o Nordeste... Quem sabe na décima, com o meu amigo Frederico, dê um pulinho lá.

    ResponderEliminar
  61. Caro Fred, com o sucesso que os teus comentários estão cada vez mais a ter, só espero que esta verdadeira Ode vá parar aos olhinhos dessa senhora, acho que ela ia amar lê-la, heheheh.

    Grande beijinho para ti, boa :)

    Ana Castro

    ResponderEliminar
  62. e não só!
    E se fizeres um filme com as cenas dos e das brazucas em Portugal?
    Há para todo o género: comédia, drama, porno...

    ResponderEliminar
  63. Adorei Fred, está mesmo muito bem apanhado, sempre com a tua ironia fantástica!!!!beijinho

    ResponderEliminar
  64. deixa-me ser teu amigo e ir fazer coisas para o brasil ...
    sff

    ResponderEliminar
  65. Amigo, há muito tempo que não via uma resposta tão boa a algo tão mau. És grande. É pena não existirem mais pessoas com estas capacidade.

    ResponderEliminar
  66. A Maite foi de uma grande baixeza, mas nós a continuar-mos viramos igual . O Desprezo é o melhor Remédios para essa "artistazita" ignorante de meia tijela..

    ResponderEliminar
  67. MARAVILHA DE TEXTO!!!
    merecia ser publicado no Brasil para eles se inundarem de lagrimas de rir..hehe
    Olha anónimo a critica aqui é para uma loira brasileira burra e quem não entende , entendesse!!!

    ResponderEliminar
  68. anonimo que fcou chateado com a expressão "preto" que pra meio entendido se entendeu que era so seguindo o contexto de sermos tds burros e brincalhoes como a maitê...

    ResponderEliminar
  69. Tomei a liberdade de publicar no meu perfil do facebook.

    Muito obrigado

    ResponderEliminar
  70. Adorei! Fartei-me de rir a imaginar as "cenas" que descreveste. Claro que eles não íam gostar como nós não gostámos. Escrevi no blog dessa inculta chamando-a de isso mesmo e de não ter educação para com quem os aceita e até sabe falar a lingua deles. Falei de nós termos descoberto o Brasil senão ainda andavam de rabiosque ao léu e expliquei o que era "léu" porque inculta como é... não deve saber.
    Obrigada por teres defendido tão bem o nosso povo, as nossas tradições e as nossas raízes.
    Maria olívia

    ResponderEliminar
  71. Recebi mais esta "resposta" que circula por e-mail:

    "Cara Senhora,

    Se a sua intenção foi ridicularizar Portugal e o Povo Português, deixe-me avisá-la que somente se ridicularizou a si mesma, revelando a sua Ignorância e falta de civismo, passando uma péssima imagem da sua personalidade e até, infelizmente, do seu país.

    Os Portugueses e muitos Brasileiros, devo dizê-lo, estão chocados !!

    Eu confesso que, para mim, a Maitê Proença nunca foi nada mais do que uma cara agradável. Nem sequer boa actriz a considero e muito menos, escritora.

    Acredito no entanto que, tanta droga, tanta vaidade, tanta plástica e colagénio a tenham atrofiado ao longo dos anos e deixado sem tempo para se instruir e cultivar, mas nunca é tarde e uma das qualidades dos Portugueses é também a generosidade, por isso partilho aqui um pequeno resumo da informação que poderia ter pesquisado com extrema facilidade antes de fazer aquela suposta "reportagem". Informação essa, que até a minha pequena de 11 anos faria com melhor qualidade e preparação...mas claro, nós sabemos utilizar a internet e os computadores, e até, os "mouse", que em Português corrente, se diz "rato".- Cont.

    ResponderEliminar
  72. Cont-
    "Sintra que é uma Vilasinha perto de Lisboa" - Cara Senhora, Sintra é uma Vila lindíssima, riquíssima em património e para sua informação, Património Mundial da UNESCO. Revelador é que no meio de tanta beleza, de tanto património, de tantos monumentos, de tanta cultura, a única coisa que tenha reparado e destacado em Sintra tenha sido seja o três invertido!!!!

    "O três invertido" que menciona está colocado num edifício centenário e que,por norma é colocado assim, ou por questões esotéricas, que nós respeitamos, ou para identificação de famílias pertencentes à Maçonaria. Não vou explicar o que é Maçonaria, pois estou certa que seria informação a mais para essa sua cabecinha loira, mas posso garantir que entre outros adjectivos alguns dos que representam a Maçonaria é a Educação, Inteligência e Cultura .

    "Borrada" do Tejo - O Tejo é um rio e como quase todos os rios e em toda a parte do mundo, até mesmo no Brasil, desagua no mar. Não "tá no mar", nem "é o mar"!

    Salazar - António de Oliveira Salazar foi um ditador sim, que governou quase 40 anos. Não "mais de 20" e mal ou bem, ditador , em 40 anos deixou obra feita, é portanto legitimo, que em votação livre tenha sido elegido como o Grande Português. Concordemos ou não com essa decisão, a mesma foi tomada democraticamente.

    "Camões já não está mais enterrado aí, porque não gostou, por problemas e então saiu" - Esta nem merece comentários!!!! É quase infantil.... Ou será que confundiu o grande Poeta Camões com a escrita paranormal do Paulo Coelho??? Luis Vaz Camões e Fernando Pessoa são dois grandes Poetas Nacionais que merecem todo o respeito de qualquer cidadão. Seja civilizada!" - Cont.

    ResponderEliminar
  73. Cont.
    "A sua imitação da Língua Portuguesa,(sua lingua mãe) foi, como não poderia deixar de ser, fraquissima e lamentável! A Língua Portuguesa é das mais antigas e riquíssimas do mundo. Falada e escrita em muitos Países. O seu Português, no entanto, enrolado e arranhado, que nem bom Brasileiro é, traiu-a várias vezes no tipo de linguagem e construção de frases que utilizou nesta pseudo reportagem.

    Diz-nos agora que nunca quis gozar com Portugal, mas o cinismo foi tanto que assumiu que não poderia contar o episódio do Hotel senão nas "costas" da Equipa Portuguesa....muito revelador do seu carácter....que dizermos então da marca dos brasileiros? Favelas, Criminalidade, Exploração infantil?

    Você é que me saiu uma boa capivara....Nem todos os Portugueses saberão o que é um "mouse" (tradução - rato), admito, mas generosos, voluntariosos, hospitaleiros, cheios de vontade de ajudar, foram!!! Mas...."o Português é assim esquisito", não é?

    Agora a "gota de água" (neste caso, cuspo) foi mesmo a sua falta de civismo e de educação quando cuspiu na fonte de um monumento nacional, na água de Um mosteiro. Que vergonha!!!

    Aqui não há beleza que a desculpe. A falta de civismo é altamente lamentável e condenável. A educação é algo que revela a nobreza de personalidade e de carácter, e no seu caso, é medonha!

    As restantes colegas, participantes do Programa Saia Justa", no canal GNT acabam a rir. Não se percebe muito bem de quem ou de quê. Terão rido da sua ignorância, da sua descompostura??? Não sei, mas de qualquer modo, nada neste vídeo nos parece correcto.

    A burrice até desculpo, a má educação e falta de civismo nem tanto, mas que estamos perante um grave incidente diplomático, estamos! Não volte a Portugal Maitê! Nem precisa de vender o seu livro aqui na "terrinha". Nem volte a dizer que ama Portugal e que somos irmãos, porque tudo o que vier de si só ofenderá este grande País e a si, só ridicularizará ainda mais.

    As últimas noticias a que tenho acesso neste momento sobre este triste episódio são as de que a Maitê Proença recusou até ao momento apresentar um pedido de desculpas pelo incidente e declarou no seu twitter que «a verdadeira sabedoria está em saber rir de si».«Que chato o pessoal que não sabe lidar bem com o humor», desabafa.

    Minha Senhora, o que fez naquele video de saia justa não foi Humor! Foi sátira! Sátira a uma Nação, a um Povo, ao Português, aos Monumentos Nacionais, aos Poetas Portugueses. O que fez foi humilhar-se e expor a sua estupidez.

    Já que gosta de frases feitas, digo-lhe com toda a sinceridade que a arrogância e a falta de humildade são sempre companheiras da ignorãncia e da mesquinhez. E já que fala em humor, vou contar-lhe um segredo: Sei que há muitas anedotas sobre Portugueses no Brasil, mas posso garantir que a Maitê Proença já virou anedota em Portugal."

    E esta, hem? :)

    ResponderEliminar
  74. Brasileiros...bando de pés rapados que não têm onde cair mortos.

    Vêm para Portugal chular o pouco que ainda temos.
    Vêm conversar para os cafés sem terem percebido que é do lado de fora do balcão que conversa e não lá dentro enquanto os clientes esperam que acabem a sua conversa para depois serem servidos.

    Casam com os tugas para lhes ficarem com o dinheiro ou então mandam vir o "irmão" do Brasiu que depois se vem a ver que na realidade era o marido dela no Brasiu (Bigamia).

    Já para não falar na incessante vaga de prostitutas brasileiras que deu à costa...

    E espero nunca mais ver um desses gajos a tentar sequer dizer que nós tugas é que falamos a lingua deles...se não fossemos nós ainda falavam como os bushimanes.Por cliques.

    Bem sei que se escreve Brasil em vez de Brasiu mas não é assim que se diz galera?
    Nem a própria lingua sabem falar correctamente.

    Preferem que os portugueses escrevam este tipo de comentários?
    Problemas todos os paises o têm e muitos deles são provocados pela imigração de outros povos.

    Não quero de modo algum ferir susceptibilidades
    a ninguém, este comentário apenas serviu para mostrar ao senhor das "Putas portuguesas em Paris" que mal dos outros todos nós sabemos dizer.
    Vamos ser mais constructivos e vamos deixar a Maite em paz.

    O melhor que se pode fazer é simplesmente deixar de ver as novelas da senhora.

    Se calhar a nossa falta de cultura e idiotice vem das novelas brasileiras que nos inundam à anos.

    Se feri o orgulho a alguém peço desde já as minhas desculpas.

    Bem hajam.

    ResponderEliminar
  75. Fantástico!
    Frederico, entrei aqui via link de um amigo meu.
    Gostei do que li, quer do teu texto, quer de todos os outros que o seguiram. Creio é que a tal da maitêzinha, já granjeou muito mais publicidade do que aquela que merece. Mas enfim, faz parte e compraz-me saber que temos gente criativa em terra lusa. Por isto não vou denegrir mais a pobre coitada, que já não ía acrescentar rigorosamente mais nada.
    Mas gostei de ler todos os comentários e as conversas cruzadas de alguns 'ofendidos'. É sempre salutar trocar ideias e no fim ficarmos todos como se fossemos grandes amigos! Já vi amizades (e casamentos) começarem por menos, :o)
    Não sou blogger, acompanho alguns e hei-de passar por aqui mais vezes! Gostei. Bem hajas, bem hajam todos. Os anónimos e os outros...
    Ana Rebelo

    ResponderEliminar
  76. Excelente.... a melhor resposta, a merecida resposta!!

    Um beijinho
    Eduarda

    ResponderEliminar
  77. Miguel Sousa Tavares defende Maitê Proença http://dn.sapo.pt/inicio/pessoas/interior.aspx?content_id=1390604 bem Frederico acho que isto pode-se encarar como uma "traição á patria" ...acho que este merecia uma resposta tua com a inteligência do costume..hehe

    ResponderEliminar
  78. Muito bom!
    Adequado à dita senhora, se é que se lhe pode chamar senhora?!...
    Pessoalmente, era uma pessoa que eu admirava, e da qual não esperava uma coisa destas. Afinal quando vinha cá, cheia de sorrisos e muito amiguinha dos Portugueses, era no fundo cínismo, e hipócrisia!

    ResponderEliminar
  79. Esse pedido de desculpa não pega comigo. A preocupação dela é justificar-se e dizer o que lhe parece importante para poder regressar a Portugal e ser bem recebida. Não a vejo exprimir remorso daquilo que fez assim assumindo que o que ela fez foi uma grande bobagem e desrespeitou o povo Português. E cuspir na fonte? Nem dá para mencionar, né? Maitê é pobre de espírito e superficial, a meu ver. Não Tou nem aí. Maitê, desiste de Portugal. Fica no Brasil, fica.
    Escrito por Pchimbeka

    ResponderEliminar
  80. Olha cara,
    Faz um favor aqui ao "pessoal" NUNCA MAIS ponhas os pés neste maravilhoso País.
    Essa tua brincadeira e a das tuas amiguinhas foi de péssimo gosto.
    Já que és tão gozona faz um video para a TV pode ser a cuspir para a tua bandeira ou a urinar do Cristo Redentor acho que deve ser "legal cara".

    ResponderEliminar
  81. Muito bom! E quem fala assim não é maitê...
    :D

    ResponderEliminar
  82. Fred, como sempre genial!!!

    Aos anónimos que tentaram insinuar que há aqui alguma questão racista, conheço o Fred há anos e até vos posso dizer que temos uma amiga de cor em comum de quem o fred gostou muito... if you know what I mean ;) !!!! lolol

    Xuxu continua, o blog está no bom caminho!!!

    Bjs
    JOM

    ResponderEliminar
  83. Frederico está genial e mais...não conhecia o teu blogue, tive conhecimento por amigos comuns e resolvi ir ler outras passagens e fiquei surpreendido pela positiva. O das "bichas camufladas" e "Futebol vira bicha" está na "mouche". Sou gay e digo-te que não fiquei minimamente afectado, antes pelo contrário, foi só rir. Abraço e "Bola prá frente que atrás vem gente. Tomás

    ResponderEliminar
  84. Caro amigo Frederico,
    Peço-lhe imensas desculpas pois não plagiei em consciência o seu texto, limitei-me a publicar algo que me foi enviado por um conhecido, cuja autoria desconhecia e que achei sensacional!
    O seu a seu dono e como não podia deixar de ser o post foi já retirado.
    Para lhe provar a minha inocência e se me der licença colocarei o link do seu excelente blog no meu como amigo.
    Um abraço e continuação do excelente trabalho.
    JAAM

    ResponderEliminar
  85. Anonimo

    Sou Portuguesa e moro no Rio de Janeiro.
    Fantastica a resposta...show de bola.
    Merecidisssssimmmmmmaaaaaaaa
    Parabéns

    ResponderEliminar
  86. Compreendo perfeitamente a mágoa de vocês ...
    Mas francamente ,esse assunto já deu no que tinha que dar !
    Que falta de criatividade de vossa parte .
    Há coisas mais importantes a serem discutidas !
    E vale a pena ressaltar ,que não é por conta de uma estúpida,que toda a nação BRASILEIRA ,tenha que pagar !

    ResponderEliminar
  87. E quanto a não falarmos a nossa língua corretamente ,como é citado em um comentário acima ...
    Fico a vos informar ,que nem todos falam assim .
    Depende dos lugares onde vivem ,daí usarem os tais DIALETOS .
    Como são utilizadíssimos cá em Portugal também !
    A começar pelos ALENTEJANOS .
    Onde anda o bom sendo de vocês pessoal?Atenção a as críticas fora de nexo ,e completamente onfensivas !

    ResponderEliminar
  88. http://www.youtube.com/watch?v=vw3o8GMKFg8
    VEJAM ESSE VÍDEO .
    E me digam o que acham !

    Sou o anônimo dos dois últimos comentários!

    ResponderEliminar
  89. http://www.youtube.com/watch?v=lR5EhUY5u7M&feature=fvw

    ResponderEliminar
  90. http://www.youtube.com/watch?v=pTTGEhD1moY

    ResponderEliminar
  91. Caro anónimo dos 5 comentários anteriores, caso tenha paciência para ler todos os comentários feitos neste blog será muito raro, senão inexistente qualquer ataque à sua nação brasileira! Existe apenas uma indignação em relação a uma só senhora, que por acaso é brasileira e fala português... se fosse a Madona a indignação era garantidamente a mesma.. já se fosse a Madre Teresa de Calcutá teriamos de ser mais benevolentes dado ser uma senhora de idade e por ter feito muito pela humanidade. Pedia-lhe só o favor de nos deixar (a nós portugueses) viver este meu texto de uma forma saudável e sem debates histórico. Os seus comentários têm muito para analisar, mas deixemos isso para outro lado... Abra o seu blog e deixe aqui o link que eu prometo que vou lá debater os temas que quiser. fico-lhe muito agradecido! Um abraço Frederico

    ResponderEliminar
  92. Fantástico!! Fabuloso...alguem passe isto à Maitê carago!! aquela vaca tinha de ler isto....ja agora pasteis de nata? acho muito mal feito!! Feijoada com 3 dias de bolor pá!! isso sim.....Juntar merda a merda

    ResponderEliminar
  93. Camões? Vasco da Gama? Vamos lá malta, vocês sabem sequer quem eles foram? A medida dos portugueses nem sabe o hino nacional e este imortaliza os seus feitos. Achei o comentário à raça completamente descabido, mas Fred, parabéns, conseguiu responder à letra sem cair na falta de nível! Penso que Portugal em termos de imigração é um dos povos mais tolerantes e não merece ser tratado com a falta de respeito que se viu. Para a Maitê tenho um recadinho: entendo que, em fim de carreira, ganha exclusivamente à custa da beleza, tenha entrado numa fase de decadência ao olhar-se ao espelho e entender que está a envelhecer e se mostre disposta a tudo para voltar a estar nas bocas do mundo a qualquer custo. Sou mulher e tenho 40 anos e posso dizê-lo com conhecimento de causa que é uma vergonha e um mau exemplo para as mulheres.

    ResponderEliminar
  94. Ò Meu és o maior! São pessoas como tu que enchem o nosso país de orgulho!! Ainda há quem diga que há cá falta de criatividade!
    Melhor era impossível!

    Luís Reis

    ResponderEliminar
  95. De facto foi na mouche, foi à Fred! :-)

    ResponderEliminar
  96. Mas é claro que vos deixo debater o assunto .
    Afinal o blog é teu ,e as pessoas são livres pra dizer aquilo que pensam!
    E por pensar assim ,e que vim aqui dar minha opinião!

    O link do teu blog ,foi mandado por um amigo (português),inclusive,os meus amigos são todos portugueses!
    Adoro o vosso país ,e estou cá à anos !
    Mas acredito que ,existe muito preconceito em relação a nós por aqui .(infelizmente ).É muito triste,as pessoas darem tanta importância a uma coisa que ao meu ver ,não tem significado nenhum .
    Tendo em vista que ,o meu conceito em relação à Portugal ,é completamente diferente do dela ...
    Porquê sentir-se tão magoado,com coisas ditas por uma pessoa completamente inculta?
    Vocês sabem exatamente o que possúi de maravilhoso em vosso país ,e dão o devido valor que ele merece .O resto que se lixe !
    Que falem ,que pensem ,que digam ....
    Enfim ,não deixo o meu blog ,porquê não tenho .
    Abraços ,Fernanda Céo .

    ps :sou o "anônimo "dos 5 comentários acima!

    ResponderEliminar
  97. Com franqueza!
    Apesar de sermos um povo de humor (português!) não vale a pena dar importância a uma actrizeca de meia tigela que conhecimentos linguisticos e de português nada tem... e nem históricos! Ainda não repararam que ela só vive prà bêlêza? e que gosta de olhar o ômbigo djela? É mandá-la apanhar a fava rica e se não souber o que é, ela que pergunte aos avós.

    ResponderEliminar
  98. Não sou anónimo, tenho nome é Duarte.
    Só agora li o texto e só me vem à ideia uma imagem.

    Os gatos a ilustrar o teu texto.

    Lindo, com umas fotomontagens e tal, coisa simples sem sair de carnaxide.

    Falta uma referência ao Tiradentes, um pobre coitado associado à idependência do brasil e outra referência à baia de guanabara, que até há meia dúzia de anos era o "mar" mais importante do rio, dando o nome à provincia, de onde o rio de janeiro faz parte.

    ResponderEliminar
  99. Adorei! Essa senhora deveria ser declarada "persona non grata" em Portugal! Pena não se ter lembrado de uma Marina Mota, por exemplo... Acho que a vingança seria FORTEEEE!!!

    ResponderEliminar
  100. Está aqui um texto com piada do Fred mas tem nuances desnecessarias, a meu ver... O caminho nao foi muito diferente do adoptado pela actriz brasileira, mesmo que por momentos somos levados pela prosa corrida do Fred, o seu comentario pode de facto ofender um povo e uma cultura, da mesma forma que ela ,Maite, nos ofendeu...preferia mais investigaçao da sua parte de forma o seu texto centrar-se mais na actriz (deve dar pano para mangas gozar com esta gaja)e menos no povo brasileiro...pois nao tem culpa nehuma...

    ResponderEliminar
  101. Realmente é pena se ela nao lê este comentario e outros tantos de quem se orgulha da sua PATRIA por muitos defeitos que a mesma tenha.

    ResponderEliminar
  102. Isto está simplesmente brilhante. Fabuloso.
    Abraço.
    Paulo

    ResponderEliminar
  103. O texto está muito bom e responde bem aquela tristezinha que se calhar nem sabe quem foi que descobriu o Brasil...VIVA PORTUGAL.Não quero ferir qualquer susceptibilidade, pois há tanto de mau como de bom em todo o lado, por isso mesmo este texto é para os que só mancham o nome do seu pais e dos seus antepassados. Eu se mandasse sei bem o que é que fazia a todos os brazucas que cá andam a fazer mal, essa triste devia olhar bem para a tristeza que é aquele pais e pelos bons exemplos que exporta para outros locais, não valem nada, os bons ficam lá e a "chungaria" vêm para os outros paises fazer o que nós bem sabemos...eram todos metidos num barquinho à vela e enviados à descoberta da sua terra natal, talvez assim dessem mais valor à história e deixassem de fazer anedotas de PORTUGUESES. Dou muito valor aos Manueise e às Marias do nosso querido PORTUGAL, somos pequenos em tamanho, mas grandes em espírito e com enorme coração.
    P.S. A respeito da palavra "preto", deve ser usada sempre e sem conotações de racismo,assim como nós também somos "brancos" e nunca entramos em xenofobias, por isso à que chamar as coisas pelos nomes, uns são brancos,outros são pretos, outros são mestiços, outros são niponicos, etc, e ponto final.Há mesmo locais onde se empregamos a palavra negro, pode ser interpretada como racial, mesmo que sem intenção de quem a profere, as pessoas preferem ser chamadas pelo seu aspecto fisico: e a cor é mesmo preto. A unica situação desse senhor que se indignou poderia ser se o texto fosse num sentido figurado de escravatura quando se refere ao serviço que iria prestar, que não é o caso pois no nosso pais não exite há muito tempo, há é sim muitas benesses para os PALOPES que vem retirar vagas nas nossas universidades aos nossos estudantes com entradas sem qualquer esforço.Aqueles estudantes que se esforçam por tirar boas médias e depois ficam a anhar porque uns certos senhores vindos não se sabe de onde, nem com que grau de instrução passam-lhes à frente, sem esquecer outras partes da história quando nós colonos tivemos que vir de lá muitos sem nada depois do que lá construimos, esses senhores também deviam saber um pouco mais de história...enfim não digo um Salazar pois sou contra a ditadira, mas alguém que pusesse ordem neste pais é que fazia falta, os nossos Manueis e Marias de outrora bem podem dar voltas nos túmulos.
    Tenho orgulho em ser quem sou, tenho é pena que quem manda nos espezinha mais e deixa que os outros o façam também.
    Mas mesmo assim saudações a todos os valorosos portugueses, porque os outros também não fazem cá falta podiam apanhar o mesmo barco e rumar a um dos polos e ficar por lá.

    S. Santos

    ResponderEliminar
  104. Frederico

    Chorei a rir com o seu texto. Muitos parabéns. Conseguiu ter muita piada sem ser ordinário.

    Maria Silvestre

    ResponderEliminar
  105. Ola,
    Nao consegui parar de rir com o teu texto! Esta bem escrito, criativo e mto "brincalhao"!
    Catarina Perestrelo Pinto

    ResponderEliminar
  106. Fred, com tanta sugestão a roçar o desrespeito corres o risco de pareçer como ela. Toma o meu concelho por favor: se queres ser critico de uma pessoa mentecapta usa aquilo que ela não tem -Elevação. Ela (independentemente do que se diz das loiras -não são todas iguais) está apenas a reiterar aquilo que tem sido incutido na mentalidade do povão Brasileiro ao longo do sec. XX -Português é sinónimo de Mané. E com uma certa razão - a de termos permitido a generalização dessa perspectiva. A inépcia dessa senhora que não tem sequer a dignidade para que eu refira o seu nome, está em contrariar a sinergia actual de desagravo por parte da nação Brasileira, à identidade Portuguesa. Ela pensou: é ceguinho, vamos bater! Não é pela cor do cabelo dessa senhora, mas com tanta gente maravilhosa e inteligente naquele paísão que é o Brasil, porque é que haveria eu de dar um cêntimo que fosse para ela cá voltar? Espero que ninguém tenha o atrevimento de a voltar a colocar por cá, nem sequer em video-conferência!

    ResponderEliminar
  107. Olá! Li todo o texto, fiquei sabendo do problema com a Maitê recentemente e aqui vão meus 2 cents:

    Para mim esse texto mostra o complexo de inferioridade que mtos portugueses sentem e sempre sentiram, talvez por serem em grande parte imigrantes desqualificados em países da Europa (princ. França, Luxemburgo e Suiça). Dar importância pra um vídeo de mtos anos atrás (e que aqui no BR ninguém ficou sabendo, diga-se de passagem) mostra que vcs têm esse complexo e uma obsessão estranha pela opinião que temos de vcs. O que é mais uma mostra de complexo de inferioridade, aliás.

    A cena descrita desse suposto ator português poderia ser feita aqui, sim, até porque provavelmente ninguém ia ficar sabendo, já que nenhum desses atores é minimamente conhecido por aqui. Pra ficar perfeita, poderia o dito ator deixar o bigode crescer, engordar uns 40kg, deixar uma pança enorme, ficar uns 3 dias sem tomar banho, abrir uma padaria e roubar no preço do pãozinho. Aí sim ficava perfeito. Ah, e se for analfabeto (ou pouco mais do que isso) melhor ainda! O quadro fica IGUALZINHO à realidade.

    Mas, como foi dito, acho que seria uma falta de educação e respeito.

    Cumprimentos a todos e espero que saiam da crise em que estão. Tenho certeza de que tem coisas mto mais importantes pra se preocuparem (emprego, falta de dinheiro, de comida, etc, etc) do que com um vídeo idiota de anos atrás

    :-D

    ResponderEliminar